São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

Como fazer uma boa Confissão?

Como fazer uma boa Confissão?

Para realizar uma confissão adequada, são necessárias, pelo menos, cinco condições:

1. Fazer um exame de consciência, que consiste em lembrar os pecados mortais cometidos desde a última confissão. Para que seja pecado mortal ou matéria grave (praticar ato que caracterize grande ofensa aos Mandamentos de Deus e da Igreja) é necessário: conhecimento (estar ciente, saber que o ato é pecado); consentimento (ter tempo para refletir e, mesmo assim, cometer o pecado por livre e espontânea vontade). Quando falta um só adjetivo a esses 3 requisitos, é pecado venial ou leve;

2. Estar sinceramente arrependido por ter ofendido a Deus e ao próximo;

3. Ter o firme propósito de não cometer mais o(s) erro(s), confiando no auxílio da graça de Deus.

4. Confessar objetivamente os próprios pecados e não o dos outros;

5. Cumprir a penitência que o confessor indicar.

Confesse seus pecados com a fé em Jesus Cristo. E lembre-se: “Se confessarmos nossos pecados, fiel e justo é Ele para perdoar-nos e purificar-nos de toda iniquidade” (1 João 1, 9).

Que o Espírito Santo nos ilumine e nos impulsione sempre à confissão principalmente neste tempo de Quaresma.

A aparição de Jesus aos discípulos e a descida do Espírito Santo sobre eles é o momento concreto do plano de salvação dos homens. É importante que nós participemos desse plano de santidade e abandonemos nossa vida anterior, que será transformada e confirmada no caminho da salvação. Desde então, o sacramento chamado de Penitência, da Reconciliação, do Perdão, da Confissão, da Conversão (Compêndio C.I.C nº 296) é sinal da presença constante da misericórdia divina na vida de cada cristão.

Por isso, a confissão é importante não só na quaresma, ou na Semana Santa, mas durante todo o ano, porque ela é justamente o sacramento que nos reconcilia e tem o poder curativo em nós, quando descobrimos que a cada confissão a gente se propõe a uma mudança. Ela é curativa e faz crescer. Sempre que você se restaura de um erro, de uma fragilidade, também se projeta para crescer, a partir daquilo. Deus abençoe você e até a próxima!

A orientação da Igreja é confessar-se ao menos uma vez cada ano por ocasião da Páscoa, por isso teremos o mutirão de confissões aqui na Paróquia nos dias 6 (quarta-feira) e 8 (sexta-feira) de abril a partir das 19h

Não esqueça de trazer seu ramo para ser abençoado neste domingo que celebraremos o início da Semana Santa.

Acompanhe a programação
da Semana Santa

Tags: , , , , , , , , ,