São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

Criança

Pastoral da Criança


Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo, a Pastoral da Criança está presente em todos os estados brasileiros e em outros 17 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

É um organismo nacional de ação social da CNBB, que alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.

O objetivo principal da Pastoral da Criança é o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”.


Dia a Dia da Pastoral…

Todo o trabalho da Pastoral da Criança se inicia com um mutirão de captação das famílias carentes do bairro: os líderes agentes da Pastoral visitam as famílias, cadastrando crianças que tenham de 0 a 6 anos e gestantes que necessitam de apoio em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.

Com base no cadastro das crianças e gestantes, os líderes se dividem em duplas e fazem mensalmente as visitas domiciliares às famílias. Na visita, o líder tem a oportunidade de conversar sem pressa com a gestante, os pais e familiares da criança. Com isso, ele pode conhecer melhor a situação de vida e as necessidades das famílias para poder ajudá-las. Desse modo, ele também ajuda a reforçar laços de confiança e amizade entre eles. No caso das gestantes, os líderes as orientam sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade e do aleitamento materno. Orientam sobre os direitos e deveres, os cuidados na gravidez, alimentação, higiene, vacinação.

Cada trimestre da gravidez é acompanhado com base em um Guia da Pastoral nacional, englobando o desenvolvimento do bebê no útero, as queixas mais comuns, os sinais de risco e o preparo para o parto e pós-parto. Além disso, é papel do líder dar apoio psicológico e melhoria da auto-estima à gestante.

A cada visita mensal, o líder entrega para a gestante uma cartela com informações preciosas sobre o período de sua gravidez e desenvolvimento do bebê, chamado “Laços de Amor”.

No caso das crianças de 0 a 6 anos, os líderes orientam as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos, o desenvolvimento e aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde, e dão informações para a prevenção e tratamento de doenças mais comuns e perigosas para a fase de desenvolvimento. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização, acompanhando de perto a carteira de vacinação da criança.

Além das visitas domiciliares, a Pastoral da Criança promove também mensalmente a chamada “Celebração da Vida”, momento em que as famílias e líderes se reúnem para celebrar o desenvolvimento de suas crianças. É nesse momento que as crianças e gestantes são pesadas para acompanhamento da curva de nutrição.

Internamente, os líderes se reúnem também uma vez por mês para a RRA – Reunião de Reflexão e Avaliação, tendo a chance de discutir em grupo os problemas e avanços das famílias, e assim aprendendo juntos e buscando sempre a melhoria de sua atuação junto às famílias.


Missão

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Visão

A Pastoral da Criança trabalha por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento” (Cf. Isaías capítulo 65, a partir do versículo 16).

Crenças

• Partilha e Solidariedade.
• Deus se revela preferencialmente aos pobres.
• Fé é Vida: vivenciar a fé, por meio de ações concretas na comunidade.
• A glória de Deus é a vida.

Valores

• Adesão à missão da Pastoral da Criança.
• Ética (transparência, honestidade, justiça, equidade).
• Simplicidade.
• Não discriminação.
• Compromisso com os resultados.
• Perseverança.
• Valorização das crianças, gestantes e das famílias.
• Alegria em servir.
• Multiplicar o saber.
• Ir ao encontro, buscar proximidade.


Estrutura Paróquia São José do Ipiranga

Atualmente, há 2 líderes formados por agentes capacitadores da Pastoral Regional, e 8 apoios, totalizando 10 agentes atuantes:

Isa Abreu
Bruna Alcale
Rita Carassato
Ricardo Carassato
Daniela Moretti
Rodrigo Moretti
Rosemeire Arboleda
Doraci Barros
James Losacco
Rafaella Abreu Losacco