Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo
Rei do Universo
No próximo domingo, 20 de novembro celebraremos a Festa de Cristo Rei do universo e também o encerramento do Ano Litúrgico na Igreja.
Achou estranho?
Pois é, o Calendário da Igreja difere do nosso Calendário Civil que inicia no dia 01 de janeiro e se encerra no dia 31 de dezembro.
Porém, falaremos no Calendário Litúrgico na próxima semana.
Além de anunciar o término do Ano Litúrgico, a Festa de Cristo Rei, celebrada sempre 5 domingos antes do Natal, nos remete à conclusão de toda história da salvação.
Não se trata de um reinado de categorias políticas e humanas. O próprio Jesus disse:
“O meu reino
não é desse mundo”.
“Jesus, que se ofereceu na cruz, o cordeiro manso e humilde e que realizou a redenção da humanidade, entregará ao Pai um reino eterno e universal”.
Portanto, tudo se encaminha para o definitivo estabelecimento do Reino de Deus. A cada Eucaristia anunciamos esta verdade e renovamos o nosso compromisso de colaborar com a instauração desse Reino.
O cristão verdadeiro
não tem dúvidas.
O verdadeiro cristão sabe que o Cristo já é vitorioso, e que o seu reinado já foi inaugurado.
Lembram dessas palavras de Jesus na Cruz: “Hoje estarás comigo no paraíso”? Por outro lado, anunciar a vitória de Cristo Rei é optar pelo seu caminho e destino; é vencer a tentação de ficar apenas assistindo passivamente à sua luta, ou mesmo, diante do desânimo e frustrações humanas, passar para o outro lado, tornando-se um adversário dele, colaborando com a desconstrução do reino. A cruz de Jesus não é apenas instrumento de suplício, mas prova da sua fidelidade ao Pai, confundindo os seus opositores. A cruz é o trono do qual Ele exerce a sua suprema autoridade, não desiste do seu poder real, mas o manifesta sobretudo no perdão e na misericórdia para aqueles que o reconhecem, apesar de seu sofrimento, como Salvador da humanidade.
Você sabia?!
Embora o culto a Jesus como Rei remonte às origens do Cristianismo, a instituição de uma celebração litúrgica desse mistério é bastante recente.
A Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei (Domini Nostri Jesu Christi Regis) foi instituída pelo Papa Pio XI em 1939 através da Encíclica “Quas Primas”, promulgada no dia 11 de dezembro de 1925.
A Encíclica destaca que no Jubileu Ordinário de 1925 celebrou-se também o XVI Centenário do Concílio de Niceia (325), primeiro Concílio Ecumênico da Igreja, o qual afirmou a divindade de Jesus Cristo, na qual se fundamenta o mistério da sua realeza.