São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

Cores Litúrgicas

Cores Litúrgicas

Queridos irmãos e irmãs, muitas vezes a pessoas nos perguntam o porquê de em certos momentos o padre estar com os paramentos na cor verde, vermelho, branco ou roxo.

É o padre quem escolhe a cor que vai usar?

Vamos lá então!

Não, não é o padre quem escolhe a cor que vai usar.

Nós seguimos na Igreja um calendário que difere do calendário civil. Chamamos de Calendário Litúrgico.

Esse Calendário Litúrgico é quem determina as cores de todas as celebrações durante o ano. As diferentes cores litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico.

Falaremos em breve mais detalhadamente sobre o Calendário Litúrgico. Hoje vamos nos ater às cores litúrgicas mais propriamente.


Branco

Representa a alegria, a pureza, a vitória. Em sua aparição aos apóstolos após a ressurreição, Cristo estava de branco. Usa-se o branco na Solenidade do Natal, Tempo do Natal, Quinta-feira Santa, Vigília Pascal do Sábado Santo, Festas de Nossa Senhora, Solenidades e Festas do Senhor, celebrações de Santos e Tempo Pascal.


Verde

Representa a esperança, o amadurecimento da nossa fé em Cristo Jesus. Usa-se o verde durante todo o Tempo comum, exceto quando o domingo dá lugar às Festas ou Solenidades, momentos nos quais a cor litúrgica é usada de acordo com o fato ou acontecimento celebrado como, por exemplo, na Solenidade da Santíssima Trindade estamos no Tempo Comum, mas usa-se o BRANCO.


Roxo

Representa a penitência, arrependimento, humildade, serenidade, recolhimento. Usa-se a cor roxa no Tempo do Advento, no Tempo da Quaresma, na Semana Santa (até Quinta-feira Santa pela manhã), na Celebração de Finados e, também no Rito de Exéquias.


Vermelho

Representa o martírio, o fogo do Espírito Santo. Usa-se o Vermelho no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, Sexta-feira da Paixão, Domingo de Pentecostes e celebração dos santos mártires, apóstolos e dos evangelistas.


Rosa ou Róseo

Representa a grande alegria que está perto de acontecer. Essa cor é opcional. Usa-se o Rosa ou Róseo no 4º Domingo da Quaresma também chamado de “Laetare” e no 3º Domingo do Tempo do Advento também chamado de “Gaudete”.


IMPORTANTE: Se uma Festa ou Solenidade ocorrer no domingo, substituindo a celebração do tempo litúrgico, usa-se então a cor litúrgica da Festa ou Solenidade.

Texto de Marcos Mendes

Catequista, membro da equipe de liturgia
da Paróquia São José, coordenador dos Acólitos e Coroinhas.

Tags: , , ,