São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

O que é ser devoto de São José?

O que é ser devoto de São José?

Como sabemos, não há muitos relatos sobre José, Pai de Jesus, na Bíblia. Porém, é perceptível a grande importância que este homem assume no projeto de salvação da humanidade.

José, foi escolhido para a missão de cuidar, educar e proteger Jesus Cristo. Acolhe como esposa Maria, a qual gerou em seu ventre o Filho de Deus, concebido pelo poder do Espírito Santo, anunciado pelos profetas da chegada desse Cristo que redimirá todo o mundo.

José sendo um homem justo, guarda os ensinamentos da Torá como todo judeu. Diante de suas fragilidades humanas, José se torna São José por deixar as suas vontades de lado e dá preferência aos desígnios do Pai.

Ser devoto é escutar no silêncio de São José o ecoar da voz de Deus, como também a prática que foi iluminada pela presença do Cristo. Nós, como batizados devemos refletir a vida deste santo para tirar dela exemplos, que nos projetam para o alto, levando uma vida de santidade. Ser santo não é desligar-se deste mundo, mas viver nele almejando o reino de Deus como São José assim o fez.

A exemplo de São José, que zelou pela sua família devemos ter inspiração para zelar a nossa. A exemplo deste gloriosíssimo santo, que foi um trabalhador íntegro, devemos seguir o exemplo de sermos íntegros e justos em nosso ambiente de trabalho. Com isso, faremos o que está ao nosso alcance, o que está além disso, São José intercede a Deus por nós. Não devemos achar que o santo irá fazer todo o trabalho, mas, devemos ter consciência da nossa parte.

Portanto, ser devoto de São José, é refletir a sua vida e trazê-la para as nossas práticas e rezar para que ele nos ajude a sermos bons cristãos.

Escrito por
Frei Jorge Augusto Candiani Silva
e Frei Rodrigo Antonio Mesquita Matos

Tags: , , , ,