São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

Iconografia Cristã – parte 3

Iconografia Cristã – parte 3

Estudo da imagem de São José

A imagem de São José, como em toda a iconografia cristã, é rica em simbolismos e significados, desde a cor das roupas aos objetos inseridos. Vamos conhecer cada detalhe e entender o significado de cada um?!

O Manto de São José

O manto de São José tem um significado belo e profundo: a humildade e a simplicidade. O tom escuro simboliza cor da terra, do chão. Por isso, ele retrata a personalidade de São José: homem simples, humilde, do qual pouca coisa se fala na Bíblia. Também a cor da madeira. Por isso, o manto de São José também nos lembra o ofício que ele desempenhava: o de carpinteiro. Portanto, o manto de São José nos fala que ele era um homem humilde, simples, trabalhador, carpinteiro de profissão. Foi assim que ele ganhou a vida, amparou e sustentou a Sagrada Família.

A Túnica de São José

A túnica de São José normalmente vem pintada na cor roxa, azul ou branca. O roxo representa a penitência, mas também (e mais aplicado a São José) a fé, a paciência e a confiança. O azul simboliza o céu, onde São José já está e, de lá, intercede por nós e é o grande patrono da Igreja. O branco simboliza a pureza de coração. Esta foi uma das grandes virtudes de São José: homem puro e chamado pelo evangelista de ‘justo’.

Dia 19 de março, dia do nosso padroeiro São José.


Venha participar conosco desse dia tão especial!