São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

Quarta-feira de Cinzas

Quarta-feira de Cinzas

quarta-feira-de-cinzas

Ela marca oficialmente o término do carnaval?!

A Quarta-feira de Cinzas é uma data estritamente religiosa. Ela marca oficialmente o término do Carnaval. Aliás, marcava! O período carnavalesco atual é estendido, começando bem antes e continuando até o final de semana seguinte, quando acontece o desfile das escolas campeãs e os famosos blocos de rua.

Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. Cinzas estas que são uma mistura da queima dos galhos do Domingo de Ramos do ano anterior e água benta.

A tradição religiosa nos pede que neste dia, como também na Sexta-feira Santa, todo cristão deve fazer jejum e abstinência de carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, privando-se de uma coisa que gostam, neste caso, a carne.

Sua origem ainda não é muito clara, mas acredita-se que tenha surgido baseado em tradições orientais que foram absorvidas pelo cristianismo durante a existência da Igreja primitiva por volta do ano 400 d.C., e especula-se que a prática da imposição das cinzas se consolidou como um ritual sacramental da Igreja Católica em algum momento do século XI na Idade Média.

Para o pensamento antigo, as cinzas, sendo produto de um processo de combustão, contém a força purificadora do fogo e, por essa razão, são utilizadas para fins de purificação e expiação (Nm 19, 9.17; Hb 9,13). Porém, as cinzas são, na concepção bíblica, sobretudo um sinal da fragilidade humana e de sujeição à morte (Gn 18, 27) e, em consequência, também símbolo de tristeza e penitência: a pessoa de luto ou orando em grande necessidade as espalhava sobre si ou assentava-se no pó e nas cinzas (Jn 3,6), fazia penitência em “pano de saco e cinzas” (Mt 11,21). Deste modo, o penitente confessava que, com seu pecado, afastara-se de Deus, a fonte da vida, e que queria retornar para Ele.

A mortalidade do homem é, portanto, mais um indicativo da sua necessidade de obter a graça de Deus.

Sua função está descrita em um importante documento da Igreja, e tem como objetivo “reconhecer a própria fragilidade e mortalidade” dos humanos perante a Deus. Em sua etimologia, a palavra provém do latim “cinis”, e representa o produto da combustão de algo pelo fogo. Esta adotou desde muito cedo um sentido simbólico de morte, expiração, mas também de humildade e penitência.

Para nós cristãos católicos a cinza é um símbolo importante. Simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados. Muitas pessoas consideram que o significado das cinzas é um lembrete para o homem, alegando que ele veio do pó e para o pó ele voltará.

Somente os padres podem fazer a imposição de cinzas nos fiéis, mas o padre pode delegar a um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão para fazer a imposição junto com ele. Durante a celebração, o padre faz uma cruz na testa dos fiéis com as cinzas misturadas com água benta e diz: “Convertei-vos e credes no Evangelho”. Os fiéis presentes na missa da Quarta-Feira de Cinzas devem estar em observância de jejum.

Imposição das cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma, que é entendida pela Igreja como o início de um período de devoção marcado por orações, penitência, caridade, esmola e jejuns, que todo cristão deve realizar, segundo os princípios da Santa Mãe Igreja Católica, que são os quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) ou quarenta e seis dias (contando os domingos). Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

Na próxima postagem veremos porque a Páscoa nunca cai no mesmo dia e como saber com precisão a sua data.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.