São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

8˚ dia da Via Sacra da Ressurreição

8˚ dia da Via Sacra da Ressurreição

OITAVA ESTAÇÃO

O Ressuscitado confirma a fé de Tomé

C= Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus Cristo!

T= Porque pela vossa santa Páscoa remistes o mundo!
(erguendo as velas e não ajoelhando)

Leitor 1: “Depois disse a Tomé: “Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé.” Tomé respondeu a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” (João 20, 27-28)

C= A dúvida mora no coração de um discípulo, apesar de ter conhecido Jesus e testemunhado os sinais de sua potência divina e do seu amor pela humanidade durante os seus dias na terra. Agora, o incrédulo Tomé encontra-se diante do Ressuscitado que está vivo e presente. Então o discípulo, antes longe da comunidade, isolado e duvidoso, retorna ao grupo dos seguidores, abre os olhos para a luz do Cristo e com certeza absoluta exclama: “Meu Senhor e meu Deus.”

Leitor 2: Há vezes na vida em que nos afastamos da comunidade e das pessoas. Na solidão e no isolamento, somos incapazes de perceber a presença de Cristo que nos chama à comunhão. Rezar sozinho, falar com Deus no silêncio do quarto e procurar a Igreja quando está vazia, é possível. Perceber a ação de Deus, partilhar seu ensinamento e ouvir a sua voz, sem fechar o coração, depende de uma atitude comunitária. Deus não é solidão, mas comunhão. Neste caminho, seguir Jesus não é isolar-se, mas envolver-se com os outros, viver a fé na comunidade. Sozinhos podemos ter dúvidas e dificuldades, com os irmãos, sentimos a força da união onde um ajuda a carregar o fardo do outro.

INTERCESSÃO

C= Jesus ressuscitado está presente entre nós; leva ao Pai nossa oração. Invoquemos com fé:
Meu Senhor e meu Deus!

  • Somos a santa assembléia dos que crêem em vós; ajudai-nos a proclamar-vos, Senhor, com as palavras e coma vida. Nós vos invocamos.
  • Partilhamos a palavra dos apóstolos, a eucaristia e a oração, como a primeira comunidade cristã; ajudai-nos a realizar uma verdadeira fraternidade e comunhão dos bens econômicos, culturais e espirituais. Nós vos invocamos.

C= Oremos.

Senhor Jesus, como as gerações cristãs que nos precederam, nós vos amamos sem vos ter visto, cremos em vós sem ver-vos; ajudai-nos a permanecer fiéis, até o fim, num mundo que não crê. Vós que viveis e reinais pelos séculos.

T= Amém.

C= Pela Ressurreição de Cristo.
T= Guardai-nos na Luz, ó Santa Mãe do Senhor.