São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

Quase mil anos de história em meio às chamas. Notre Dame resiste

Quase mil anos de história em meio às chamas. Notre Dame resiste

Construída entre 1163 e 1245, é considerada a catedral gótica mais antiga do mundo.

Há alguns meses a belíssima Catedral de Notre Dame estava passando por um enorme projeto de restauração. Construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité, é considerada a catedral gótica mais antiga do mundo, e o monumento mais visitado da Europa que já passou por várias reformas, incluindo uma grande restauração em um dos órgãos.

Foto dos andaimes colocados para restauração da Catedral.
Órgão do século XVII

A catedral cujo nome significa Nossa Senhora, e é dedicada a Virgem Maria já foi palco de vários acontecimentos importantes, como a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana D Àrc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra, incluindo também o velório do presidente François Miterrand.
Suas duas torres tem 69 metros em sua fachada, onde o acesso é feito pela entrada lateral esquerda e os 367 degraus íngremes, devem ser subidos a pé. As visitas podem ser agendadas por um aplicativo chamado JeFile e o turista pode fazer sua reserva online, evitando pegar fila no dia do passeio.
Todas as quartas e quintas às 14h existem visitas guiadas gratuitas em inglês e aos sábados ás 14h30. Se preferir ir fora destes horários há visitas em espanhol, francês e italiano.

Notre Dame guarda em seu coração algumas obras de arte que escaparam após a Revolução Francesa e algumas relíquias que os católicos acreditam, como a Santa Coroa de espinhos usados por Jesus antes de ser crucificado, um pedaço da Cruz, um cravo, o órgão que data do século XVII, algumas gravuras que relatam a história da Catedral de Paris e da cidade, mais a túnica de Saint Louis.

Esta semana, acompanhamos pelas redes de televisão locais a triste noticia do incêndio que consumiu boa parte de sua estrutura. Segundo os bombeiros o incêndio pode estar vinculado às obras de renovação que estavam em andamento, desde o ano passado, obra financiada após apelo da Igreja Católica, que afirmava que a igreja estava com boa parte da estrutura ruindo.
Segundo o reitor, 16 estátuas de cobre que representavam os 12 apóstolos e os quatro evangelistas foram salvas, pois estavam fora para serem restauradas. O templo também tem lugar na literatura, eternizado por Victor Hugo que escreveu o romance “Senhora de Notre Dame”, conhecido como Corcunda de Notre Dame, o protagonista da história, Quasimodo um homem surdo e deformado por uma corcunda nas costas, que vivia a tocar o sino da catedral, se apaixona pela cigana Esmeralda, que se compadece dele, após vê-lo ser espancado por uma multidão.
Muitas histórias nestes três séculos de existência. Pela dimensão da catedral o fogo poupou uma boa parte da estrutura principal do prédio e boa parte do seu patrimônio também.
Visitado por mais de 13 milhões de pessoas, vai ser difícil andar pelas imediações e não olhar para catedral majestosa, antiga, imponente, de imensos vitrais que conseguiram escapar das chamas devastadoras desta semana.
Ontem uma reunião foi realizada, para que seja elaborado o plano de reconstrução da catedral, sem dúvida, serão necessários anos de reforma para Paris e o Mundo voltarem a contemplar toda sua magnitude e eterna beleza. Viva a Virgem Maria, Força Paris.

Por Lilian Bek

Fotos do site: www.pixabay.com
Fotos/Reprodução do incêndio

Tags: , , , , , , ,