São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Solenidade de São Pedro e São Paulo


… A antífona de entrada da Missa do Dia proclama: Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

Pedro e Paulo foram escolhidos por Deus para a difícil tarefa de iniciar a evangelização e muito sofreram e lutaram para cumprir a sua missão. Pedro um simples pescador da Galiléia conheceu Jesus por meio de seu irmão André, que na época era discípulo de João Batista. Interessados e curiosos pelas palavras do Batista sobre Jesus, André e outro discípulo o seguiram e perguntaram: “Rabi, onde moras?”, Jesus “respondeu vinde e vede” (Jo 1, 37-39). No dia seguinte André trouxe seu irmão Pedro para apresentá-lo a Jesus. Ele fixou o olhar em Pedro de uma maneira toda especial e disse “Tu és Simão, filho de João, chamar-te-ás Cefas (que quer dizer Pedra)( Jo 1,42); essas palavras já indicam que, desde esse primeiro momento Deus tinha um plano para ele, era o líder que conduziria seus irmãos nos primeiros tempos da Igreja.  

Se fizéssemos um quadro comparativo entre eles, encontraríamos muito mais diferenças do que semelhanças, mas, cada um deles colocou aos pés do Cristo sua vontade, e sua plena disponibilidade para engrandecer a Igreja.    

Saulo de Tarso (Paulo), um judeu muito culto e estudioso da Lei, não conheceu pessoalmente Jesus, e, aproximadamente no ano 35 foi nomeado pelo Sinédrio para perseguir cristãos. Mas, também para ele Deus tinha um plano, e o chamou quando Saulo ia para Damasco denunciar alguns cristãos (At 9,1-19). Jesus lhe pergunta: “Saulo por que me persegues?” Na pergunta de Jesus podemos ver que Ele e a Igreja formam uma unidade indivisa e quem a persegue também persegue Jesus. Depois de batizado por Ananias se retira por um tempo ao deserto. Uma vez preparado e fortalecido na sua fé vai pregar a Boa Nova entre os pagãos criando comunidades em diferentes regiões do Império Romano.

 As histórias destes dois gigantes da Igreja voltam a se aproximar no momento final de suas vidas, não há datas precisas, mas, ambos foram martirizados em Roma mais ou menos entre os anos 64-67 durante o império de Nero, Paulo é decapitado e uma tradição diz que Pedro foi crucificado de cabeça para abaixo.