São José do Ipiranga | R. Brg. Jordão, 560 - Ipiranga/SP
Fone/Fax: (11) 2063-1818/2063-2523

Origem da Festa de Corpus Christi

Origem da Festa de Corpus Christi

No final do século  XIII surgiu em Lieja, na Bélgica, um Movimento Eucarístico cujo centro foi na  Abadia de Cornillon. A partir deste movimento, tiveram sua origem vários costumes eucarísticos, como por exemplo a Exposição e Bênção do Santíssimo Sacramento, o uso dos sinos durante a elevação na Missa e a festa de  Corpus Christi.

Santa Juliana de Mont Cornillon, naquela época priora da Abadia, tinha desde jovem uma grande veneração ao Santíssimo Sacramento e sempre esperava que houvesse uma festa especial em sua honra. Este desejo se intensificou por uma visão que ela teve da Igreja sob a aparência de uma lua cheia com uma mancha negra, que significava a ausência dessa solenidade. Juliana comunicou estas aparições ao então bispo de Lieja, e, mais tarde, ao Papa Urbano IV.

O bispo Roberto convocou um sínodo em 1246 e ordenou que a celebração fosse feita no ano seguinte. A festa foi celebrada pela primeira vez em 1247 na quinta-feira posterior à festa  da Santíssima Trindade.

O Papa Urbano IV, em razão do milagre eucarístico ocorrido em Lanciano (Itália) e também pela petição de vários bispos, determinou que a festa se estendesse por toda a Igreja, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes e outorgando muitas indulgências a todos que assistissem à Santa Missa e Ofício.

Finalmente, o Concílio de Trento determinou que, a cada ano, a Igreja celebrasse a solenidade do Corpo de Cristo com procissão pelas ruas e lugares públicos. Nisto, os cristãos expressam sua gratidão por tão inefável e verdadeiramente divino sacramento, no qual se faz novamente presente a vitória sobre a morte na ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Escrito por: Eliana Galván Gil

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.