Casamento | O Sacramento do Matrimônio

A importância do sacramento do matrimônio 

Nenhum ser humano consegue viver sozinho, sem a presença e a amizade de outras pessoas. No matrimonio, essa amizade é repartida entre o casal, constituindo na caminhada, a aliança matrimonial, que mantem uma comunhão por toda vida. 

O casamento é uma das tradições mais antigas do mundo. Formar uma nova família, um novo lar, uma nova vida totalmente compartilhada, na qual o destino do casal esteja entrelaçado e fundamentado no amor, não é tarefa das mais fáceis.

A importância deste sacramento do homem se unir a mulher, a comunhão de vida e de amor, pela qual os esposos, não são mais dois e sim uma só carne foi instituída por Deus nosso criador, com suas leis próprias e envolvida por uma benção única.

O sacramento é constituído pela aliança conjugal, pelo consentimento de ambos os cônjuges que livremente se entregam e se recebem.

Os que casam em Cristo procuram em fidelidade a Palavra de Deus vivendo e testemunhando publicamente o mistério da união de Cristo e da Igreja.

O matrimonio é uma doação total ao outro e a Deus, por isso temos que estar preparados para esta caminhada, e para direcionar os filhos que virão no caminho certo. 

Muitos se perguntam: Porque casar na igreja?

A resposta precisa vir do coração. Uma união necessita de amor total, precisa ser autêntico e vir livre de preceitos. Para se viver a alegria do matrimônio há necessidade de entrega para que o caminho de plenitude leve o casal a uma vida feliz. 

Quanto mais próximos de Deus estamos, mais aberto fica nosso coração e mais fácil se torna nossa caminhada.

Firmar o matrimônio requer, generosidade, cumplicidade e acima de tudo muito respeito.


Depoimentos

Luci & Amorim – 14/07/2018

Hoje todos vocês aqui presentes estão testemunhando muito mais do que a cerimônia do sacramento de nosso matrimônio.  Hoje aqui ...
Leia Mais

Tire suas dúvidas

Como acalmar-se na correria dos preparativos para o casamento?

Corriqueiramente, falar da fase do pré casamento traz à memória uma imagem muito comum: a noiva desesperada!

Mediante tantas preocupações, é possível encontrar uma noiva tranquila?

A ciência explica que a ansiedade pelo tão aguardado dia, conhecido como um dos mais especiais da vida, gera um turbilhão de emoções, que são provocadas por alterações hormonais. A mulher passa por transformações parecidas em sua fase pré menstrual, onde o humor se altera de irritação à fragilidade extrema num piscar de olhos.

Diante do fato científico apontado, uma forma de controlar tantos sentimentos é dar ao casamento um olhar diferente: o olhar para o valor do sacramento em questão.

Na igreja, temos 7 sacramentos. Tão grande é a importância do matrimônio, que ele merece este local de destaque.

É no momento do sim pronunciado pelos noivos que o Espírito Santo vem habitar sobre a nova fase que se constrói.

É na troca das alianças que a fidelidade é assumida um pelo outro.

E é na bênção matrimonial que Deus sela o compromisso do casal, onde um escolheu ao outro pela vida toda.

A festa de casamento vêm para celebrar todas essas maravilhas! E motivos não faltam para isso!

Mas sempre que as preocupações ocuparem espaço de destaque em seu cotidiano e nos preparativos, peça o dom da paciência e da sabedoria ao Espírito Santo, para que você possa se preparar e se conscientizar que a festa existe e deve ser bela, porque mais um casal se propõe à assumir uma família abençoada por Deus!

Dessa forma, a adrenalina será controlada e a tensão diminuída!

Bons preparativos e Deus abençoe você!