Irmãs da Congregação de Santa Marcelina

Neste domingo, 31 de março, recebemos a visita das Irmãs da Congregação de Santa Marcelina.

As Igrejas de São Paulo, que tem como patrono nosso querido São José, receberam nos domingos do mês de março, a partir de um propósito de oração, a visita das Irmãs e a nossa Paróquia foi a última a recebe-las.

Participaram conosco da missa das 16h30 e não poderia faltar uma foto para registrar esse momento.

QUE TAL SABER UM POUQUINHO SOBRE A CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SANTA MARCELINA?

MINISTRAR UMA EDUCAÇÃO MODERNA À JUVENTUDE.

Monsenhor Luigi Biraghi, aos 37 anos, preocupado com a educação feminina das classes sociais mais ricas da sociedade de Milão, decidiu fundar um Instituto que unisse o método, a ciência desejada pelos tempos, as leis escolares, o espírito cristão e as práticas evangélicas para cuidar da educação das jovens.

Com o auxílio de Marina Videmari, fundou o Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina, em 22 de setembro de 1838. Como protetora do Instituto, Biraghi escolheu Santa Marcelina que educou santamente os irmãos menores, Santo Ambrósio e São Sátiro.

Desde a sua criação, o Instituto tinha como objetivo ministrar uma educação moderna à juventude feminina e, por meio dela, transformar a conturbada sociedade da época.

A partir de então, a Congregação passou a crescer e se difundir – primeiramente na Itália, e depois para diversos países, inclusive o Brasil, que teve seu primeiro colégio fundado em Botucatu (SP), em 1912. Com a direção de Madre Valentini, as Irmãs Marcelinas abriram colégios nas principais cidades brasileiras. Mas, diante de graves desequilíbrios socioeconômicos, também passaram a se dedicar às obras sociais e hospitalares.

NOSSA MISSÃO ALÉM DE QUALQUER FRONTEIRA.

A internacionalidade do Instituto já demonstra a amplitude de sua missão: 8 países, espalhados por 3 continentes. No Brasil, são 16 municípios em 9 estados. Os tempos mudam exigindo atualizações. Mas o espírito dos nossos fundadores continua inspirando cada Irmã Marcelina a levar adiante, com empenho e entusiasmo, a nossa missão: educar, formar, curar e construir.

Conheça mais:
https://www.santamarcelina.org.br/