5˚ dia da Via Sacra da Ressurreição

QUINTA ESTAÇÃO

O Ressuscitado reparte e doa o pão

C= Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus Cristo!

T= Porque pela vossa santa Páscoa remistes o mundo!
(erguendo as velas e não ajoelhando)

Leitor 1: “Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando.” Então Jesus entrou para ficar com eles. Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles.” (Lucas 24, 28-31)

C= Cai a noite, o dia termina, é tarde. Os viajantes ficam em Emaús e convidam o peregrino desconhecido a ficar com eles. Descansam um pouco e ao redor da mesa querem repor as forças. Na ceia, o peregrino misterioso abençoa o pão, reparte e entrega aos dois caminheiros. Neste momento, compreendem que é Jesus o companheiro da viagem. De repente, aquele desconhecido é reconhecido como o Senhor Jesus que repartiu o pão e deu de beber no Cenáculo antes de morrer. Ele vive e se dá como alimento.

Leitor 2: O mesmo Cristo que andava pelas ruas da Palestina participa de nossa vida diariamente. Como outrora aos discípulos de Emaús, ele nos explica as Escrituras e parte o pão para nós. Sua presença marcante é sentida na Eucaristia. Presença real, os olhos não percebem, mas o coração de quem tem fé percebe. Como em Emaús, também nós clamamos, “Fica conosco, Senhor!”

INTERCESSÃO

C= Supliquemos ao Senhor, paciente e misericordioso, rico em graça e bom para com todos, dizendo:
Dai-nos, Senhor, a vossa vida!

  • Pelos não-cirstãos que trabalham pela justiça e pela paz, para que lhes seja revelando todo o desígnio de amor do Pai, rezemos.
  • Por todos que sofrem e esperam um mundo novo, para que possam descobrir os sinais desse novo mundo no amor das pessoas que se ocupam deles, rezemos.
  • Pelos nossos entes queridos e que já passaram para a outra vida com a esperança da ressurreição, e por nós que confiamos reencontrá-los na vida e na alegria junto a vós, nós vos rogamos.

C= Oremos.

Senhor, vós que nos amais gratuitamente, fazei que nos amemos também entre nós; que a fraternidade seja uma realidade em nossa sociedade e comunidade. Por Cristo, Nosso Senhor.

T= Amém.

C= Pela Ressurreição de Cristo.
T= Guardai-nos na Luz, ó Santa Mãe do Senhor.