10˚ dia da Via Sacra da Ressurreição

DÉCIMA ESTAÇÃO

O Ressuscitado confere o primado a Pedro

C= Nós vos adoramos e vos bendizemos, Senhor Jesus Cristo!

T= Porque pela vossa santa Páscoa remistes o mundo!
(erguendo as velas e não ajoelhando)

Leitor 1: “Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.” Jesus disse: “Cuide dos meus cordeiros.” (João 21, 15)

C= Três perguntas e três respostas tramam o diálogo entre o Senhor e o discípulo. Cristo se manifesta a Pedro na margem do Lago de Tiberíades. Pedro havia traído o Mestre três vezes. Agora, deve responder três vezes que ama Jesus e por isso aceita a missão de ser o pastor que confirma a fé dos irmãos. Nas duas primeiras respostas, Pedro respondeu só: Eu te amo, Senhor! Na terceira vez, recordando que as palavras podem trair, lembrando das negações durante a paixão, o apóstolo refaz sua resposta. Desta vez, conta com Jesus para responder: Mestre, tu sabes tudo, tu sabes que eu te aos. E Jesus lho confia o cuidado pastoral: apascenta minhas ovelhas.

Leitor 2: Como Pedro, podemos dizer sim para Deus e acabar não cumprindo nossa promessa. Amar a Deus é sempre um ato segundo, pois Deus nos amou primeiro. Pode-se dizer que, ao amar a Deus, estamos respondendo ao amor que dele já recebemos. Ele nos criou, no sustenta, nos salva. Sua presença amorosa marca todo o tempo que passamos nesta vida e nos lança no imenso e infinito amor de sua comunhão.

INTERCESSÃO

C= Dirijamo-nos ao Senhor com o diálogo de confiança que só uma comunhão de vida e ação pode permitir e digamos:
Jesus bom Pastor, guia-nos!

  • Por aqueles que pusestes em vossa Igreja como pastores, a fim de que sejam os primeiros a obedecer a vossa voz, nós vos rogamos.
  • Por todos os que se afastaram de vós pelo pecado ou pela indiferença para que sintam saudade da casa paterna, desejo de perdão e de vida nova, nós vos rogamos.
  • Pelos que tem responsabilidades na família, no trabalho, na política, para que não sejam egoístas, mas tenham espírito de serviço, nós vos rogamos.

C= Oremos.

Guia-nos, Senhor, pelos caminhos da obediência e da dedicação que percorrestes antes de nós; e teremos a alegria de ver atendidos os pedidos que, por meio de vós, dirigimos ao Pai, com o qual viveis pelos séculos e séculos.

T= Amém.

C= Pela Ressurreição de Cristo.
T= Guardai-nos na Luz, ó Santa Mãe do Senhor.